sexta-feira, 4 de março de 2011

Tema: O Alfabeto
Subtema: Vogais e Consoantes
Escola Participante: Escola Estadual Sete de Setembro
Multiplicadora: Dulcinéia Pereira Lima
Professoras:  Danielly Ana Dias de Lemos Lima
Jeovani de Souza Costa

Nível: Ensino Fundamental
Público Alvo: 2° ano (1ª Série)
Disciplinas:
Língua Portuguesa: O Alfabeto
Matemática: Número e numeral (contagem de 'vidas' e 'peixes').
Ciências: Alimentação e habitat dos pinguins.
Artes: Desenho e Pintura (pinguim).
Objetivo Geral: Conhecer e manusear o laptop do projeto UCA

Objetivos de Aprendizagem:

- Identificar as funções básicas do Laptop, compreendendo cada uma delas.
- Reconhecer nos peixinhos as letras do Alfabeto.
- Distinguir vogais e consoantes.
- Utilizar as letras do jogo para formar palavras.
- Desenvolver o raciocínio e a agilidade motora.
- Reconhecer a alimentação e o habitat dos pinguins.
- Identificar as funções dos números no jogo.
- Perceber, através dos números, sua situação no jogo.

Etapas das Atividades:
1° Momento:
* Apresentação do laptop e de suas funções básicas.
* Ligar; mouse; metasys; histórico; digitação para crianças; cascata depeixes;
* alfabeto; orientações do jogo.
2° Momento: Jogo (percepção, através dos números, a situação do jogo)
3° Momento: Anotar as letras que aparecem no jogo, diferenciando as vogais.
4° Momento: Debate a respeito do animal que aparece no jogo e sua alimentação, bem como as características de seu habitat.
5° Momento: Desenho e Pintura do pinguim.

Recursos Metodológicos:
Laptop educacional (Digitação para crianças: Tux Typing) máquina Fotográfica, quadro, giz, apagador, E.V.A, tesoura, cola, lápis, lápis de cor, papel A4, borracha.

Avaliação:
 A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmente houve aprendizagem significativa por parte dos alunos. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber se gostaram da aula, quantas conseguiram aprender o assunto, e o que precisa ser melhorado, de modo que o professor possa avaliar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos.

Referências Bibliográficas:

http: // ciencia.hsw.uol.br/pinguim.htm

Um comentário:

  1. Dany, como tudo que você faz e as atividades do Projeto UCA, não poderiam ser diferentes...você simplesmente as executou com perfeição!nota 1000!Parabéns!Beijos

    ResponderExcluir